© 2018 por Ana Altman

Rita Junqueira de Camargo

Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades, Doutora em Ciências dos Alimentos (FCF/ USP), Mestre em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP) e engenheira de alimentos (Escola de Engenharia Mauá).

 

Criou o Instituto Catalisador para conseguir unir as suas diversas áreas de interesse: a ciência, a educação e as crianças. Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos (Sadia) e lecionou no ensino superior de Tecnologia de Alimentos (Faculdades Oswaldo Cruz e SENAI), mas se entusiasmou mesmo pelo olhar fascinado das crianças pelo novo. 

 

Acredita que compreender o mundo ao seu redor faz as pessoas se encantarem e interessarem por ele. 

Paola Salmona Ricci

 

Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades. Especialista em Comunicação Visual no Institut de Creation Artistique e Recherche on Infographie (Icari), em Montreal e Graduada pela Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, no Canadá.

 

Teve a oportunidade de vivenciar uma educação interdisciplinar na graduação. Trilhou um percurso profissional que começou com design gráfico, passou por consultoria em gestão ambiental urbana, educação ambiental e durante os últimos 8 anos mergulhou no universo da educação infantil como gestora/coordenadora da A Way Bilingual School. Foi responsável pela MadCode Alto de Pinheiros onde além de coordenar as atividades da unidade auxiliou no desenvolvimento do programa de Introdução a Tecnologia Criativa para crianças de 5 a 7 anos.

Simone Kubric Lederman

 

Pedagoga e Mestre em Psicologia da Educação pela FEUSP, formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas da FGV.

 

Encantada com o conhecimento, a descoberta e a transmissão, trabalhou em diferentes tipos de instituições relacionadas ao universo da Educação.

 

Atuou tanto em escolas particulares (como o Colégio Santa Cruz) quanto em organizações sem fins lucrativos (como o Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio), desenvolveu projetos no mundo corporativo (Unilever Bestfoods), no setor editorial (Callis Editora) e também no âmbito acadêmico (Instituto Superior de Educação Vera Cruz).

Fernando Carril

Paulistano-parmerensi, pioneiro em internet, jornalista, administrador de empresas, ator-palhaço e especialista

em cultura e tecnologia na educação.

Dá aula e "pensa em mão na massa" na Escola Vera Cruz em SP.

Fundador do BiblioCirco, membro do Bike Anjo, associado do Garoa Hacker Clube. 

Gestor de cultura com ênfase em escuta, leitura, palavra e escrita para crianças.

Andressa Caprecci

Graduanda da licenciatura em educomunicação da escola de comunicações e artes da USP, já atuou como comunicadora no Labidecom, Laboratório de pesquisa do campo da comunicação e educação. Além disso, se aventura em produzir e ministrar cursos de direitos humanos e comunicação como a oficina EDU com DH que está aplicando para a Prefeitura de São Paulo atualmente. Em Portugal, estudou na Universidade de Coimbra, investigou e conheceu práticas transformadoras quando visitou a Escola da Ponte. A partir de então se envolve com projetos alternativos que instiguem a curiosidade. Apaixonada pelo ensino público, acredita na pedagogia de projetos para modificar os paradigmas da educação brasileira, por isso atua no Instituto Catalisador.

Naíma Rocha

Fruto da escola Amorim Lima, sempre viveu nos arredores da USP jogando bola. Atualmente é graduanda na licenciatura em educomunicação da USP .No quarto ano foi para Portugal estudar no Instituto Politécnico de Lisboa. Visitou a escola da Ponte e voltou ainda mais encantada com escolas transformadoras. Pesquisa a temática no Trabalho de conclusão de curso e aplica seus ideias quando atua como educadora no projeto Pontapé .

Francielle Lissa Kato

Educadora formada em Fonoaudiologia pela UNIFESP e graduanda de Licenciatura em Pedagogia. Com 10 anos de experiência em educação infantil, trabalhou na escola A Way Bilingual School, MadCode e atualmente é educadora na Beacon School

Nara Schenkel 

 

Educadora maker e criativa, inovadora social, com vasta experiência em implementação e gerência de espaços maker e de aprendizagem criativa em ambientes escolares, é especialista na delicada arte de encontrar a ponta perdida da fita adesiva transparente.