© 2018 por Ana Altman

STEAM

Mais do que uma relação interdisciplinar entre as áreas de Ciências, Matemática, Engenharia e Artes STEAM é um acrônimo que representa como todos esses tópicos acontecem no mundo real. Os conceitos de Ciências e Tecnologia interpretados através da Engenharia e das Artes, sempre baseados em elementos da Matemática. A letra A representa um amplo espectro de Artes, indo muito além da estética, inclui linguagem, estudos sociais, artes plásticas, música ….

STEAM engloba conceitos, estratégias, ferramentas, formas de expressão e implementação de projetos reais, trazendo vida ao contexto de sala de aula.

APRENDIZAGEM CRIATIVA

MÃO NA MASSA

A Aprendizagem Criativa pode ser entendida como uma transformação pessoal, a partir da conquista de novas habilidades e conhecimentos, que ocorre através do engajamento direto na realização de projetos mão na massa particulares ou coletivos genuinamente relevantes para os envolvidos.

Fundamentada no Construciosmo de Saymour Papert “compartilha com o construtivismo a noção de que o aprendizado se dá pela ‘construção de estruturas de conhecimento’, agregando a ideia de que isso acontece especialmente e com êxito em um contexto onde o aprendiz está conscientemente engajado na construção de um algo compartilhável, que pode ser  um castelo de areia na praia ou mesmo uma teoria sobre o universo”

TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

Na rua, as diferentes linguagens comparecem em pleno acontecimento, sem intenções necessariamente didáticas. Natureza, topografia, palavras, textos, números, construções e manifestações artísticas convivem organicamente. A apreciação de todo esse contexto com lentes investigativas, que busquem desvendar o entorno, seu funcionamento, causas e consequências, pode originar projetos educativos instigantes, capazes de engajar as crianças e os jovens não somente na aquisição de conhecimentos, mas também na resolução de questões relevantes que se apresentam no cotidiano de seu bairro e de sua cidade.

INCLUSÃO

Ao instigar uma forma de expressão que não aquela tradicional do ambiente escolar, a Aprendizagem Criativa possibilita que alunos que encontram dificuldades com a linguagem formal da escola, mostrem suas habilidades e interesses de uma forma autêntica e genuína, se expressando, desenvolvendo projetos e construindo conhecimento da mesma forma que os demais alunos.