© 2018 por Ana Altman

Associação sem fins lucrativos, desde 2015, o Instituto Catalisador conta com equipe multidisciplinar que atua no campo da Educação entrelaçando Ciências e Cultura (STEAM) através de práticas “mão na massa”. Nossa história teve início a partir do interesse comum  pelos incríveis questionamentos que as crianças e os jovens apresentam diante do que observam no seu dia-a-dia, questionamentos que tem a força de construir novidades a partir do mundo que já existe. Em sinergia com o Movimento Maker e inspirados nos princípios da Aprendizagem Criativa, levamos propostas que mesclam materiais convencionais e novas tecnologias a escolas municipais e estaduais em São Paulo, explorando também os potenciais educativos da cidade, como bibliotecas, FabLabs, praças e parques. Destacam-se os projetos:


- Makers Educa no Projeto  Ancora, 2015/2016 (Edital Programaê);
- Aprendizagem Criativa Mão na Massa por uma Cidade Educadora, 2016 (Edital do Instituto MRV);
- Curso Aprendizagem Criativa Mão na Massa no ISE Vera Cruz.
- Conectando Escolas Públicas aos Fab Labs Livres de São Paulo, 2016/2017 (com Aprendiz - - Edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo);
- Projeto Ponta Pé - Espaço Catalisador de Aprendizagem Criativa, 2017 (Instituto MRV);
- Rodas de Invenções na Biblioteca Álvaro Guerra.
- Assessoria à área de Educação da Faber Castell, 2017.
- Viagem Catalisadora para California 2017.
- Para disseminar aprendizagens, apresentamos trabalhos no 2o Seminário de Educação Integral (2016), no Fab Lab Learn Brasil (2016), no Festival de Invenção e Criatividade (FEBRACE, 2017) e no Fab Lean em Stanford em 2017.