Rodas de Invenções na Avenues SP

Estivemos presente em mais um evento que discute inovação e tecnologia na educação. Foi um dia cheio de troca de experiências e compartilhamento de aprendizagens.

No domingo dia 14 de abril de 2019, aconteceu um grande evento de criatividade na Avenues The World School São Paulo, o Ruckus Constructus. Com setenta atividades acontecendo ao mesmo tempo, o público visitante, teve a oportunidade de vivenciar novas experiências, como realidade aumentada, interação com robô e voos com drones, entre muitos outros. O Instituto Catalisador marcou presença no Ruckus e mostrou que para se relacionar com criatividade e construção não se usa apenas aparatos tecnológicos. Um livro e peças de MDF podem ser suficientes para desenvolver uma atividade mão na massa. São essas as ferramentas que utilizamos no programa Rodas de Invenções, proposta que levamos ao evento. Esse programa foi estruturado intencionalmente para que possa ser adaptado a cada contexto, articulando leitura, construção, compartilhamento, colocando em jogo os 4 Ps da Aprendizagem Criativa (Projetos, Paixão, Parceria e Pensar Brincando), fomentando também a sensibilidade ao design e o empoderamento por meio do fazer.


Na Avenues, tivemos a oportunidade de usar a sala de Design Thinking e incluir a cortadora a laser do espaço como parte da atividade. Com isso, além da leitura e da construção com o Kit Catalisador, cada participante pôde desenhar uma peça nova e pôde ver essa peça ficando pronta na hora, pois a cortadora a laser já escaneava o desenho e depois cortava o mesmo desenho na madeira. Cada participante teve a oportunidade de ser um co-autor do Kit Catalisador, material que está em constante processo de transformação. Domingo foi mais um dia de construir junto, descobrir novas possibilidades e partilhar conhecimentos.





0 visualização