Criaturas e criações: mandando o tédio para longe nesse final de ano

E chegou dezembro!

Ao mesmo tempo em que parece que janeiro aconteceu em outra era, tamanho os desafios e mudanças em nossas vidas desde então, também temos a sensação de que estes meses todos passaram muito rápido e já chegamos ao fim do ano, de um ano que fizemos tanto, mesmo com uma sensação de que não desfrutamos muito.


Para tentarmos tirar da frente essa impressão, os últimos kits de 2020, entregues aos participantes das Oficinas Inventar e Brincar, Curta esse Circuito e Raio X da Tecnologia em outubro e novembro, tiveram a especial missão de trazer muita diversão aos que neles mergulhavam com suas famílias.


Como?

As crianças do Inventar e Brincar foram convidadas a adentrar em um novo mundo: O mundo das Criaturas Fantásticas!


A cada semana fizemos uma imersão em materiais curiosos e com algumas especificidades: Frutas e legumes, Elementos da natureza, Palitos e ervilhas, Papelão, Colagens e Meias sem par. As criações são livres e as crianças foram convidadas a criar narrativas para suas criações, registrando-as em seu caderno de criaturas.


A gente está contando isso agora, mas... é tarde!

O planeta Terra já está dominado por essas criaturas mirabolantes, com hábitos inusitados e características curiosas, feitas de materiais que parecem despretensiosos à primeira vista, mas que escondem seres que só precisam de um sopro de criatividade para ganhar vida.


Quer conhecer alguns?


Estes aqui são nascidos e criados no Mundo da Horta, coloridos e cheios de cheiros e sabores!



As criaturas do Mundo dos Elementos da Natureza têm a argila como base para seus corpos, mas ainda são muito misteriosas. Algumas têm cristais, outras antenas, mas são todas fantásticas!



Bem diferente das suas irmãs Criaturas do Mundo da Horta e dos Elementos da Natureza, as criaturas do Mundo dos Palitos são geométricas. Já viu alguma por aí?



No Mundo do Papelão as criaturas guardam em seus corpos marcas de suas dobras vividas e são muito articuladas!



No Mundo das Colagens as cores gritam! Mais discretas ou mais enfeitadas, são todas igualmente achatadas e coloridas!



O nosso último mundo é habitado por aqueles seres que cansaram de ficar esquecidos no fundo da gaveta e saíram por aí: O Mundo das Meias sem Pares!



Claro que toda essa viagem por tantos mundos não podia ser feita sem uma dose alta de histórias incríveis e artistas inspiradores!


As histórias foram: Criaturas da Ilha do Corso de Angela-Lago e José Roberto Torer e ilustrado por Pedro Hamdan das Pedras; Coiso Estranho de Blandina Franco e José Carlos Lollo com fotos de Giacomo Favretto; Vazio de Anna Lennas e o Pequeno Manual de Monstros Caseiros de Stanislav Marijanovic. E os artistas: Cacio Murilo e Luiza Pannunzio.


Para os adolescentes e jovens dos cursos Curta esse Circuito e Raio X da Tecnologia o mundo a ser alcançado foi o Mundo da Diversão! O plano foi uma viagem para salvar as férias de verão com um Kit Antitédio!


A proposta estava recheada de brinquedos e jogos eletrônicos que usam conceitos sobre circuitos elétricos e propiciaram a ampliação desse repertório, além da conquista de habilidades diversas!


Mas… antes de tudo precisávamos conhecer como estava o nível de tédio de cada um e para isso, bolamos um medidor de tédio!




Como toda boa viagem, precisávamos de um meio de transporte e o Ministério da Diversão providenciou um para cada participante, o problema é que ele veio desmontado…. Foi hora de montar e ligar o Fusca!




Mas como chegar nesse Mundo da Diversão se não temos nenhum mapa? Como esse lugar mágico é único para cada pessoa, nada mais justo do que um Fazedor de Mapa também único, que desenhe os caminhos de cada um a esse destino. Para isso construímos o Robisco, o robô desenhista de mapas.



Foi uma viagem longa, será que tá tudo bem? Como estão seus nervos depois dessa jornada toda? Bora fazer o teste? Para isso, usaremos o Testa Nervos!



Depois de tanto fazermos circuitos com fios, a proposta agora é inventar e criar circuitos que vão muito além disso e dão asas à nossa imaginação!!


Para finalizar esse Kit Antitédio construímos um clássico dos anos 1980! Quem aí se lembra do Genius? Aquele jogo que era um teste divertido para nossa memória! Você não se lembra? Muitos dos nossos participantes também não - esse pessoal muito jovem hehehe - mas eles construíram o seu próprio Genius e desafiaram todo mundo em casa!




Bom, a gente avisou desde o começo!


Depois dessa jornada ninguém mais seria o mesmo! Todos nossos participantes aceitaram os riscos de ficar com a cabeça cheia de novas ideias e vontade constante de colocar a mão na massa para criar seus próprios projetos!


E você? Aceita esses riscos?


32 visualizações0 comentário