Kit 2: as criações voltaram

Julho de 2020 foi bem diferente de tantos julhos que já vivemos. Geralmente é época de férias, friozinho e preguiça, mas não neste ano tão atípico.

Este foi o mês de criação, invenção, cabeças pensantes, ideias mirabolantes, sonhos, expectativas, pé no chão - tem que ter né?

Após a finalização das atividades do 1º semestre com as crianças, jovens e adultos da Vila Mirante, em Pirituba, começamos a desenhar a continuação deste caminho tão lindo.


O que fazer para o segundo semestre?

Várias ideias antes de difícil execução ficaram possíveis graças a mais nova aquisição do Espaço Catalisador Pirituba: uma cortadora a laser.

Fica aqui registrado nosso agradecimento ao apoio e parceria com o Instituto Cyrela, que confiou no nosso projeto e fez com que esse sonho se tornasse realidade.

(Faz semanas que ela trabalha sem parar, para que nossas criações se materializem).


Mas nem só a cortadora tem trabalhado bastante: depois de muitas reuniões, torós de ideias, reflexões e avaliações da equipe sobre o nosso primeiro semestre, iniciamos a construção do segundo kit para todos os participantes dos cursos Inventar e Brincar, Curta esse Circuito e Raio X da Tecnologia.


Para o Inventar e Brincar escolhemos o tema “Cores, Formas e Sombras”, preparamos explorações com objetos corriqueiros de casa, com elementos da natureza e também com peças de MDF que se conectam de muitas maneiras, o divertido Kit Bolacha. Para a galera do Curta esse Circuito e Raio X da Tecnologia o convite foi para uma Missão Lunar. Pensar nas primeiras construções nesse local ainda não habitado, aprender sobre códigos para se comunicarem e construir um computador… esses são alguns dos desafios presentes no caderno..


Mas para aquecer e matarmos a saudade, o Carteiro Catalisador visitou todo mundo para entregar um objeto muito significativo: partes do que virão a ser os cubos catalisadores.


Como assim?

É, a gente ficou quebrando a cabeça de como construir algo coletivo nesses tempos de distanciamento social. Muita sinergia mostrando que trabalho em equipe é a base de projetos interessantes e movidos aos 4 Ps da Aprendizagem Criativa - Projetos, Paixão, Parcerias, Pensar brincando.


Como funciona?

Cada participante recebe uma face do cubo, nela pode entrelaçar fios para construir uma trama só sua e depois, a cada 6 faces temos um cubo, dezenas de faces, formam vários cubos, que ficarão expostos no Espaço Catalisador Pirituba, no Mirante Cultural.

O legal é que os cubos podem ser montados e desmontados, se reconfigurando em outros formatos, dando margem à imaginação e se remodelando pelas mãos dos participantes, quando eles retornarem aos encontros presenciais.



Enquanto todos estão entrelaçando criatividade para compor os cubos catalisadores, o segundo kit - com materiais e o caderno - começa sua jornada rumo às casas de cada um...


53 visualizações