Blog

Rodas de Invenções no Mirante Cultural

30/11/2018
Categorias:

Experiências coletivas, com a mão na massa, que mobilizam a imaginação!

As Rodas de Invenções já circularam por diferentes espaços, como bibliotecas, escolas e até Fab Labs. Desta vez um ciclo de rodas aconteceram no Mirante Cultural, um centro de arte e educação, que visa dar acesso às linguagens culturais, nas suas diversas expressões para o bairro de Pirituba, como explica Rafael, um de seus idealizadores.

Com a abertura do Mirante para a utilização do espaço, crianças do CCA Santa Catarina foram convidadas a participar de quatro encontros. Estiveram presentes nas rodas também outras crianças que costumam frequentar as atividades abertas oferecidas pelo próprio Mirante.

Os encontros sempre iniciavam-se com uma leitura disparadora. Fizeram parte do repertório as histórias: O Jardim Curioso, Lolo Barnabé, Guilherme Augusto Araújo Fernandes e O que você faz com uma ideia. Elas serviram para inspirar e ajudar o grupo a ter idéias para a segunda etapa dos encontros, uma criação livre com um material especial: o Kit Catalisador.

O Kit Catalisador é composto por itens que fomentam a construção criativa, incluindo elementos feitos com materiais reutilizáveis, como peças de MDF cortadas a laser em diferentes formatos, que se encaixam de maneiras diversas. Conectores e materiais decorativos permitem que as construções sejam ainda mais interessantes.

A última etapa de cada encontro era o compartilhamento das criações: em roda cada participante contava o que era a sua engenhoca e como foi para fazer a construção.

As Rodas de Invenções no Mirante contaram com um grande diferencial: o acompanhamento de instrumentos musicais, violão e piano, nas leituras iniciais. Além disso, foram inventados instrumentos pelas próprias crianças no momento que elas tinham liberdade para construir o que quisessem com o Kit Catalisador. Acompanhadas por seus instrumentos cantavam e se divertiam.

A experiência das Rodas no Mirante foi especial, pois agregou mais uma linguagem como elemento para compor as criações, possibilitando uma reinvenção das rodas. Essa vivência nos estimula a continuar rodando Rodas pela cidade e nos deixa curiosos para saber quais outras surpresas irão surgir.

Confira como foram as Rodas de Invenções no Mirante Cultura no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vfA-5UG4qFs&t=29s

Saiba mais sobre o Programa Rodas de Invenções em www.rodas.org.br