ESPAÇO CATALISADOR PIRITUBA Transmissão Criativa: Curiosidade também contagia!

Atualizado: Jun 30

O ano de 2020 começou com um desafio recheado de vontade e inspiração para a equipe do Instituto Catalisador: fomos convidados para gerir um espaço maker em um centro comunitário na periferia de São Paulo. O convite veio de uma instituição parceira, o Mirante Cultural, que desejava ampliar sua área de atuação oferecendo à população local oficinas de arte e tecnologia. Montamos uma equipe com especialistas e organizamos uma programação de cursos gratuitos no contraturno escolar, em diferentes dias da semana.


Para o Catalisador esse desafio se apresenta como uma possibilidade de concretizar o que mais acreditamos, ou seja, o acesso de crianças e jovens a repertórios e habilidades que propiciem o exercício de uma visão crítica do mundo e sua consequente transformação. Sendo assim, arregaçamos as mangas e iniciamos nosso próprio reconhecimento do espaço como equipe, nos apropriando de cada cantinho e cada possibilidade, para que a organização dos materiais e mobiliários fosse um componente vivo e propiciasse projetos, pares, paixão e pensar brincando. Depois foi a hora de rodarmos pelas escolas públicas do entorno do Mirante Cultural e aguardarmos ansiosamente as inscrições . Depois de terem sido feitas, partimos para o mão na massa ao vivo: nossos cursos começaram em 3 de março, com 83 participantes, das mais diferentes idades.



Para o curso Inventar e Brincar temos um público de Ensino Fundamental Anos Iniciais, com crianças de 7 a 9 anos, em sua maioria. Nestas 2 horas semanais que passamos com eles, incentivamos a autonomia da criança na relação com o brincar e potencializamos processos criativos a partir de materiais do cotidiano.




No curso Curta esse Circuito, temos prioritariamente participantes com idades entre 10 e 14 anos. São duas turmas que desenvolvem explorações e criações com componentes elétricos, eletrônicos e tecnologia digital. Para aprender novos jeitos de trazer luz para suas ideias, e transformá-las em realidade, desenvolvemos conhecimentos de circuitos elétricos, eletrônica, solda e programação de placa de prototipagem eletrônica Arduino, através de desafios, resolução de problemas cotidianos, em diferentes projetos em grupos e individuais.





Também temos o curso Raio X da Tecnologia, neste os participantes estão no Ensino Médio, ou seja são adolescentes entre 15 e 18 anos, e também adultos, que se interessaram pela proposta de desvendar o universo dos computadores para poder reparar e programar com autonomia.



Contudo após 2 semanas de encontros, nós - e o mundo - nos deparamos com um desafio ainda maior, que exigiu sacrifícios e mudanças em todos os aspectos de nossas vidas. Assim como as escolas, as lojas, os parques, os shows, os cinemas, os jogos esportivos, o Mirante Cultural também teve que paralisar suas atividades presenciais. Mas aquela sensação de inquietação que nos acompanhou desde o início, só cresceu com mais este novo desafio para nossa atuação, qual seja, do trabalhar remotamente e online. E aí iniciamos um novo movimento de reinvenção, aplicando a nós mesmos tudo que queremos espalhar por aí: a resolução criativa de problemas, através de projetos que envolvam paixão, pares e pensar brincando.


Missão dada é missão cumprida.


Começamos pelo que tínhamos no momento: vontade, pressa para que as relações iniciadas com os participantes não esfriassem e seus contatos telefônicos. Com esses ingredientes e muito trabalho de equipe iniciamos encontros - neste novo formato não presencial, sem um cafézinho, um olho no olho e abraços - para repensarmos quais seriam os objetivos do Espaço Catalisador Pirituba neste momento, e entendemos que era preciso pensar em propostas que engendrassem momentos que desenvolvessem vínculos entre os participantes e sua famílias, assim como uma troca genuína entre eles próprios e nós, educadores.


Começamos, então, comunicações semanais por meios digitais com cada grupo, de forma contínua, desde o começo da pandemia. Com mensagens via WhatsApp, enviamos desafios para serem feitos em casa, vídeos autorais com assuntos que achamos interessantes para as crianças e os jovens explorarem com certa autonomia. E essa foi a nossa estratégia inicial de manter e estreitar os vínculos, mesmo que à distância Iniciamos um projeto mão na massa, participativo, de corpo e alma, mesmo estando cada um na sua casa.


O Espaço Catalisador Pirituba no Mirante Cultural é uma iniciativa mão na massa, que visa contribuir para que cada criança e jovem participante possa se tornar um agente de transformação de sua própria realidade, impulsionados pela curiosidade, pelo desejo de explorar, de descobrir e de construir. O ECP é formado por uma equipe de educadores entusiasmados com a invenção e o compartilhamento de saberes e práticas criativas, comprometidos com a conexão pessoal e com o fortalecimento da comunidade junto a qual atuam.





77 visualizações