Rodas de Invenções: Coletânea Leitura, Escrita e Criatividade

Rodas de Invenções: Leitura, Escrita e Criatividade
Coletânea de práticas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com foco no ciclo de alfabetização.
Fruto do projeto de mesmo nome, realizado pelo Instituto Catalisador com o apoio do Instituto Syn, área social do Tietê Plaza Shopping, a coletânea Rodas de Invenções: Leitura, Escrita e Criatividade reúne planos de aula que articulam leitura, escrita e construções criativas “mão na massa”, além de comentários, registros e reflexões da equipe. Todas as propostas foram desenvolvidas a partir da prática em sala de aula durante o primeiro semestre letivo de 2025, período em que trabalhamos em parceria com as professoras de seis turmas de 2º e 3º anos, de três escolas da rede municipal de São Paulo. Contamos também com a assessoria pedagógica da educadora e pesquisadora Giulianny Russo, especialista em alfabetização.
Inspiradas no Construcionismo e na Aprendizagem Criativa, as Rodas de Invenções incentivam autoria, escuta e colaboração, valorizando o uso significativo da linguagem em experiências vivas que se transformam a cada contexto.
Mais do que planos prontos, o material é um convite à experimentação, à sensibilidade pedagógica e à potência criativa das crianças.
