Projetos > Rodas de Invenções
Rodas de Invenções
As Rodas de Invenções são experiências de criatividade participativa que mobilizam a imaginação articulando: leitura de histórias instigantes, exploração mão na massa de materiais selecionados, construção de artefatos, criação e compartilhamento de novas narrativas. A proposta catalisa Aprendizagem Criativa, em sintonia com a pesquisa de Mitchel Resnick, desdobrada a partir do Construcionismo, inaugurado por Seymour Papert.
As primeiras experiências de Rodas de Invenções aconteceram em 2016, ao longo de um projeto em que conectamos estudantes e professores de escolas municipais paulistanas aos recém inaugurados Fab Labs livres da cidade de São Paulo, desde então a proposta evoluiu e se espalhou e tem sido rodada em diversos espaços educativos não formais, tanto quanto as escolas – públicas e particulares.
Rodas têm acontecido com estudantes e professores desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e Ensino Superior, envolvendo bibliotecários, técnicos de Fab Labs e outros agentes da educação.
Rodas têm sido mediadas inclusive por jovens para outras crianças como forma de promover uma escuta sensível, interação autêntica por meio mão na massa, e uma interlocução diferenciada por meio do compartilhamento das criações resultantes (tanto os artefatos quanto as novas narrativas).
Para que a disseminação das Rodas de Invenções fosse possível, desenvolvemos um framework que sintetiza a estrutura da proposta e também um Kit Catalisador, sustentável e aberto.
As primeiras experiências de Rodas de Invenções aconteceram em 2016, ao longo de um projeto em que conectamos estudantes e professores de escolas municipais paulistanas aos recém inaugurados Fab Labs livres da cidade de São Paulo, desde então a proposta evoluiu e se espalhou e tem sido rodada em diversos espaços educativos não formais, tanto quanto as escolas – públicas e particulares.
Rodas têm acontecido com estudantes e professores desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e Ensino Superior, envolvendo bibliotecários, técnicos de Fab Labs e outros agentes da educação.
Rodas têm sido mediadas inclusive por jovens para outras crianças como forma de promover uma escuta sensível, interação autêntica por meio mão na massa, e uma interlocução diferenciada por meio do compartilhamento das criações resultantes (tanto os artefatos quanto as novas narrativas).
Para que a disseminação das Rodas de Invenções fosse possível, desenvolvemos um framework que sintetiza a estrutura da proposta e também um Kit Catalisador, sustentável e aberto.
Rodas de Invenções por aí
RODAS – 1a. Edição
Biblioteca Álvaro Guerra – 2017
Ciclo de 4 encontros com crianças e jovens do CCA Mãe do Salvador no espaço público da Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Leitura, mão na massa com circuitos elétricos e construção de novas narrativas.
A biblioteca como espaço de transmissão, criação e transformação!
RODAS – 2a Edição
Mirante Cultural – 2018
Ciclo de 4 encontros com crianças e jovens do CCA Santa Catarina no Mirante Cultural, em Pirituba, na cidade de São Paulo. Leitura, mão na massa com o Kit Catalisador, e construção de novas narrativas.
Entrelaçamento de linguagens com tecnologia dando voz às crianças da comunidade da Vila Mirante.
RODAS – 3a Edição
Brumadinho – 2019
Ciclo de encontros com estudantes e professores de 4 escolas municipais em Brumadinho, Minas Gerais, em parceria com estudantes e professores da Avenues São Paulo. Leitura e construções com mão na massa dando voz a lembranças, sonhos e esperanças.
Narrativas apontando para a necessidade e o desejo de transformar a realidade.
RODAS – 4a. Edição
Jardim Panorama – 2019
em andamento
No Jardim Panorama, na cidade de São Paulo, as Rodas de Invenções começaram em 2019 junto com o Projeto Parcinha, realizado pela Avenues São Paulo.
Continuam acontecendo desde então, semanalmente no Ateliê de Criatividade da comunidade, agora on-line.
RODAS – 5a. Edição
Pirituba – 2020
Durante a pandemia, as crianças da Vila Mirante receberam Kits Catalisadores, para colocar a mão na massa. As leituras foram gravadas e enviadas pelo youtube do Instituto.
Os participantes registravam suas produções em fotos e audios e postavam em um grupo de whatsapp. Em um mural digital documentamos tudo que aconteceu.