Equipe

Em cada projeto, mobilizamos uma equipe de educadores e educadoras comprometidos com a realidade das escolas públicas, com experiências e formações diversas.

Rita Junqueira de Camargo

Cocriadora e Gestora de Desenvolvimento Institucional

Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades, Doutora em Ciências dos Alimentos (FCF/ USP), Mestre em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP) e engenheira de alimentos (Escola de Engenharia Mauá).

Criou o Instituto Catalisador para conseguir unir as suas diversas áreas de interesse: a ciência, a educação e as crianças. Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos (Sadia) e lecionou no ensino superior de Tecnologia de Alimentos (Faculdades Oswaldo Cruz e SENAI), mas se entusiasmou mesmo pelo olhar fascinado das crianças pelo novo. Acredita que compreender o mundo ao seu redor faz as pessoas se encantarem e interessarem por ele.

Simone Kubric Lederman

Cocriadora e Gestora de Desenvolvimento Institucional

Pedagoga e Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas para Graduados da EAESP – FGV.

Começou a carreira na sala de aula como professora na Educação Infantil do Colégio Santa Cruz. No Trapézio – Grupo de Apoio à Escolarização – atuou com estudantes da rede pública e profissionais da saúde e educação. Fez parte da equipe da pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Vera Cruz.

Co-criou o Instituto Catalisador, por meio do qual engaja-se em processos de ensino e aprendizagem com a mão na massa. Em 2016 participou do Lemann Creative Learning Institute no MIT Media Lab em 2016. Em 2018 cursou Thinking and Learning in a Maker-Centered Classroom, pela Harvard Graduate School of Education (Project Zero) e participou do Project Zero Classroom em Harvard.

Franciele Gomes

Coordenadora de Projetos

Socióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. Atuou como professora de História no Ensino Fundamental e Médio e educadora social na área de Assistência Social.

Na educação encontrou seu caminho, no qual já experienciou fazer a gestão de projetos de inovação em colégios pelo Brasil e em formação de gestores pedagógicos, professores e facilitadores na implementação de atividades mão na massa.

​Com o desejo de contribuir para que os estudantes da rede pública de ensino também tenham acesso a experiências de aprendizagem transformadoras, juntou-se à equipe catalisadora em 2020 para atuar no planejamento, mediação, sistematização e disseminação das diferentes práticas desenvolvidas como coordenadora de projetos.

Liana Mazer

Coordenadora de Projetos

Jornalista formada pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam) e pós-graduada em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades.

Especializou-se em criar conteúdo para crianças e famílias e começou a atuar como educadora em oficinas que mesclavam literatura e artes e fundou a revista cultural infantil YOYOzine. Por meio desse projeto, organizou a Feira de Livros e Artes Gráficas YOYO e a exposição de arte “Tudo que vai, volta”, que contou com a participação de artistas consagrados, como Regina Silveira e Guto Lacaz. Os caminhos da arte-educação levaram-na a conhecer a Aprendizagem Criativa e as Metodologias Ativas.

Pamella Pereira de Matos

Educadora

Historiadora, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realiza pesquisa na área de história social e mundos do trabalho, possui experiência como educadora de espaço em escolas privadas de SP e também atua como professora de reforço de humanidades.

Ingressou na equipe Catalisador em 2022 obstinada a contribuir com o projeto, para que cada vez mais alunos de escolas públicas tenham a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem inovadoras que conectam e ampliam as suas visões de mundo.

Paola Salmona Ricci

Cocriadora

Paola Ricci é mãe e educadora que na conexão autêntica com o outro, com a natureza, com as crianças e com novas descobertas, se inspira para brincar, olhar atentamente para o mundo, cocriar e catalisar possibilidades para um presente com mais sentido. Se encanta com o potencial da aprendizagem construcionista que possibilita tantos aprendizados significativos e profundos para alunos de todas as idades.

Ela se juntou recentemente ao Transformative Learning Technologies Lab do Teachers College – Columbia University como consultora educacional e pesquisadora. Ela fez parte do corpo docente fundador da Avenues The World School em São Paulo, onde trabalhou por 4 anos como professora de aprendizagem criativa para o Fundamental 1, e “learning guide” de projetos, apoiando professores no desenvolvimento de projetos integrados ao currículo. Ela também é colaboradora e cocriadora do Instituto Catalisador.

Possui mestrado pelo Teachers College, Columbia University, em Tecnologia Instrucional e Mídia, cursou o programa de Infância, Educação e Desenvolvimento Social do Instituto Singularidades e se formou na Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, Canadá.

Colaboradores

Walter Akio Goya

Renato Barboza

Carmen Sforza