Blog

Rodas de Invenções e Robisco na EMEF Cândido Portinari!

09/01/2024
Categorias:

Começamos outubro com a nossa 9º Manhã e Tarde Catalisadora na EMEF Cândido Portinari! A POED Ana Paula se reuniu conosco para contar um pouco sobre as suas turmas e pedir sugestões de quais oficinas seriam legais para trabalhar com os 6ºs e 1ºs anos do Ensino Fundamental. Ana Paula nos contou que gosta muito de levar a criatividade para a sala de aula, fazer provocações e desenvolver com os alunos atividades mão na massa. Então pensamos juntas que para o 6ºano o Robisco seria uma ótima escolha! Uma proposta que mobiliza e engaja, e foi exatamente isso que vimos acontecer. Estudantes imersos na construção de seus robôs, tentando entender cada parte, investigando as possibilidades e testando diferentes abordagens.

Na EMEF Cândido Portinari a Professora Orientadora de Área de Alfabetização, Cristina, já rodou Rodas de Invenções com professores e também algumas turmas e, seguindo o desejo de expandir ainda mais essa abordagem na escola, decidimos então levá-la para a sala de aula do  1ºano. A partir da leitura do livro O que você faz com uma ideia? provocamos os estudantes da seguinte forma: Uma ideia transforma o mundo! O que você construiria para tornar o mundo um lugar mais legal, mais bonito, mais divertido, mais interessante?

Após muitas tentativas, monta e desmonta, constrói e desconstrói, os estudantes apresentaram suas engenhocas para mudar o mundo, tivemos restaurantes que servem bolinhos para todos, parque de diversão, varinhas que protegem o mundo, entre outros. As rodas também serviram como estratégia de alfabetização, pois os estudantes estão no processo de aprender a ler e escrever, sendo assim, com o apoio das educadoras, eles registraram em filipetas os nomes das suas invenções.

O mais legal de tudo é que depois da nossa passagem pela escola, Ana Paula continuou realizando as propostas com várias outras turmas!