Blog

Segundo semestre permeado por cores, formas, sombras e missões lunares

05/11/2020
Categorias:

Momentos intensos e com os inventores experimentando, testando e aprendendo de forma criativa e a mão na massa com o Kit 2!

Para este segundo momento, aplicamos os ensinamentos do Kit 1, quando percebemos que muitas crianças não têm a companhia de um adulto no momento de realizar as atividades e, além disso, muitas ainda estão em processo de alfabetização. Sendo assim, na criação deste kit, desenvolvemos um novo olhar atento às questões de acessibilidade do material.

Os cadernos pretendiam ser autoexplicativos, com o apoio de ilustrações que permitissem o acesso e engajamento sem a necessidade de mediação de adultos. Neste processo, a parceria com a ilustradora Letícia Graciano foi fundamental, pois além da criação de tutoriais passo-a-passo para as atividades iniciais, que propiciam o desenvolvimento de habilidade para as atividades de exploração e criatividade, permitiu a criação de uma identidade visual única.

Na imagem abaixo, é só clicar na setinha para ver alguns exemplos:

Os novos kits foram pensados para garantir recursos e instruções mínimas que permitissem aos participantes experienciar as atividades a partir da sua realidade. Cada camada extra de recursos disponíveis, fosse a habilidade de leitura ou acesso a dispositivos digitais e à Internet, permitiria o enriquecimento das experiências, mas sua ausência, não impediria a realização das mesmas.

Para os meses de agosto, setembro e parte de outubro, as crianças do curso Inventar e Brincar entraram no universo das Cores, Formas e Sombras!

Cada experimentação foi acompanhada de uma leitura, feita pelo educador Renato por vídeo, assim como de outro vídeo narrado pela Simone, explicando a proposta e fazendo perguntinhas mais do que interessantes, para despertar a curiosidade dos inventores.

Ficou curiosa(o)? As leituras foram:

Livro: Sombra da autora e ilustradora Suzy Lee

Livro: Listas fabulosas da autora e Ilustradora Eva Furnari

Livro: Cores das cores do autor Arthur Nestrovski e do ilustrador Marcelo Cipis.

Livro: Nicolau tinha uma ideia da autora Ruth Rocha e da ilustradora Mariana Massarani

Livro: O arame de Alexandre do autor e Ilustrador Sieb Posthuma

Bora ver o que rolou?

Tiveram sombras mirabolantes

E Carimbos de sombra!!

E muita brincadeira com formas e cores!

A família toda botou a mão na massa para construir lentes coloridas e ver o mundo de diversas cores:

E depois foi hora de colocar toda a criatividade em jogo para transformar o Kit Bolacha no que quiserem!!

Para explorarmos mais juntinhos essa atividade, tivemos nosso primeiro encontro síncrono – ao vivo via WhatsApp – com alguns participantes.

Vimos que esse é um formato que não necessariamente é viável para todos, mas foi um momento importante e que movimentou as conversas no grupo.

Depois foi a hora de construir a Caixa Mágica!

Para os participantes – ou melhor, astronautas – do Curso Raio X e Curta, a missão foi grandiosa: Colonizar a Lua!!!

Para começar eles precisaram pensar nas estruturas das construções para uma cidade lunar… só que uma cidade tem que ser iluminada, não é mesmo?

Cidade construída e iluminada, foi o momento de testarmos quais são os materiais condutivos que temos em casa e para isso, nossos astronautas construíram um Testador de Continuidade, com um buzzer, ou bipe.

Para esta atividade, realizamos um encontro síncrono – online pelo WhatsApp – e foi bem legal poder ver a carinha e escutar a voz de alguns dos participantes.

Tesoura é condutiva!

Mas… como se comunicar nessa cidade lunar?

Foi hora de aprendermos sobre o Código Morse e a como utilizar o circuito do testador de continuidade para emitir sons e criar mensagens.

Na Lua ainda não tínhamos computadores…

E se montássemos um com a caixa do nosso kit, encaixando as peças e entendendo a função de cada uma?

Foi essencial entender a importância da ventoinha e construir uma com o Motor DC.

Não é que nossa cidade lunar já está super movimentada?

Para começarmos o planejamento do trânsito e fluxo dos novos habitantes, nos aventuramos na programação desplugada de um semáforo, para isso, fizemos outro encontro ao vivo por WhatsApp e demonstramos como a programação funciona com uma plaquinha Microbit.

E vocês acham que acabou?

Durante todo esse tempo mais um kit estava sendo criado!

EM OUTUBRO FOI A VEZ DO NOSSO ÚLTIMO KIT DO ANO SER ENTREGUE AOS NOSSOS INVENTORES, CRIADORES E ASTRONAUTAS!

Nos vemos no KIT 3?

Até lá pessoal!