
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Vejo da minha janela…
O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.

Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
7 e 8 anos
Motivações
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Alfabetização
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Os alunos registraram através de desenhos e escrita.
O que faria diferente numa próxima?
Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional