
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
A Invenção de Hugo Cabret
Os estudantes perceberam a importância de sermos movidos pelo amor e pela vontade verdadeira de fazer aquilo que acreditamos e a que nos propomos. Além dos ensinamentos e conexões que fizeram, puderam perceber o poder de mudança e de construção que possuem. Foi um projeto muito enriquecedor!

Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

Contexto
Escola particular

Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
História
Língua Portuguesa
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Livro: A invenção de Hugo Cabret. O livro fazia parte da lista de paradidáticos. Além de desenvolver o espírito crítico e leitor, os objetivos eram: Analisar comparativamente, no cinema e na literatura, a história do herói infanto-juvenil A invenção de Hugo Cabret; Compreender a relação entre Primeira Guerra Mundial e o cotidiano das pessoas; Refletir sobre as relações entre a arte e a tecnologia; Conhecer a história dos primórdios do cinema e dos efeitos especiais; Identificar problemas sociais a partir da criação de um “autômato”; Analisar as conexões físicas feitas no objeto e associar o objeto à obra lida; Apontar possíveis soluções para os problemas levantados; Propor atividade de mecânica e tecnologia analogicamente associadas a problemas reais.
Roda Mão na Massa
Provocação
"Qual o problema social que mais o incomoda?" A proposta foi a criação de um objeto que representasse algo que os estudantes consideraram um grande problema social. Essa construção está relacionada ao autômato (importante engenharia que produz movimento, mencionada no livro) e foi retomada ao final da leitura da obra. Fiquei surpresa com a dificuldade dos alunos em conectar as peças e pensar no que poderiam construir.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, usei as peças do kit cortadas em cortadora laser e usei os conectores (barbante, gominhas amarelas de dinheiro, mini pregadores).
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fizemos a partilha em roda, após a confecção do “autômato”. Os estudantes também puderam levar para casa o "autômato" criado pelo grupo na oficina maker.
O que faria diferente numa próxima?
Faria um autômato antes da leitura e um após.
Como foi a participação dos estudantes?
Foi uma participação significativa. Demonstraram interesse no projeto.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Passaram a pensar mais em como criar estratégias para resolver os problemas sociais apontados por eles.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional