
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Amoras – Emicida
A disposição dos alunos em abrir o coração para falar de um assunto que as vezes pode ser muito caro no caso ( medo )

Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro : Amoras ( Emicida) Escolhi esse livro por acreditar que o tema nos leva a buscar subjetividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
Do que você tem medo? E Por quê?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit
Dividi em cinco “porções” os materiais
Dividi a turma em cinco grupos, para facilitar na hora de trabalhar com os materiais
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos compartilharam oralmente a sua produção e depois que todos compartilharam, fomos para o registro escrito.
O que faria diferente numa próxima?
Daria mais tempo aos alunos para conversarem e refletirem
Como foi a participação dos estudantes?
Muito legal, eles gostaram de conhecer o material, e também curtiram muito falar sobre o que produziram
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam a refletir sobre os sentimentos que as vezes até escondemos ( medo ) mas que todos temos em algum momento da vida.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional