Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Barco da Criatividade

Tema: “Barco da Criatividade. A importância do registro de atividades”. Uma oficina mão na massa
envolvendo Aprendizagem Criativa, Storytelling, Google Fotos e dicas de outras ferramentas Google,
ressaltando a importância do registro de todo processo da atividade.

Autoria

Sandra Elias e Roberta Taffarello

Contexto

Encontro de Educadores Google

Idade dos participantes

18-70

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas

Componente curricular

Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo

Roda de Leitura

Uma narrativa criada por nós, Sandra Elias e Roberta Taffarello.

Roda Mão na Massa

Provocação

Com um convite para viajar em um barco da criatividade. Receberam um óculos e a passagem para o embarque era a construção de um objeto com os materiais disponibilizados.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim. Peças recortadas em papelão.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Cada participante compartilhou oralmente sua criação e postou em um Google Fotos criado antecipadamente.

O que faria diferente numa próxima?

Uma atividade no Jamboard com os projetos criados.

Como foi a participação dos estudantes?

Ativa.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Memórias afetivas ativadas. Cada construção teve um propósito.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa