
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
DA MINHA JANELA
Fiquei surpreso com a capacidade criativa das crianças e como não tiveram medo de escrever depois de produzir algo prático.

Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
10 e 11 anos
Motivações
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Livro "Da minha janela" - Otávio Júnior
Roda Mão na Massa
Provocação
O que eu vejo da minha janela? O que eu gostaria de ver?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usamos o kit Catalisador.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fiz a leitura compartilhada com os alunos e durante a mesma fomos comentando cada parte. Em seguida os alunos manusearam o livro e receberam as peças para que pudessem criar o que viam da janela. Depois eles falaram oralmente sobre o que viam de suas janelas e o que gostariam de ver e ainda escreveram sobre o que construíram.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Em um dos relatos, as alunas Stefany e Thauany disseram que de suas janelas viam o movimento e vai e vem de pessoas, os caminhões de mudanças que chegam e saem todos os dias da favela. Também relataram que se vê muitas brigas, músicas altas, usuários de drogas... E um outro relato, uma aluna fala que de sua janela vê a sua falecida avó, uma pessoa muito querida que gostaria que estivesse ali.
O que faria diferente numa próxima?
Teria dado uma folha maior e sem limites para que produzissem a escrita livremente.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente. Todos participaram.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Aprenderam socializar, compartilhar, ouvir e escrever sem medo.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional