Rodas de Invenções > Relatos de Professores

DA MINHA JANELA

Fiquei surpreso com a capacidade criativa das crianças e como não tiveram medo de escrever depois de produzir algo prático.

Autoria

Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

10 e 11 anos

Motivações

- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Livro "Da minha janela" - Otávio Júnior

Roda Mão na Massa

Provocação

O que eu vejo da minha janela? O que eu gostaria de ver?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Fiz a leitura compartilhada com os alunos e durante a mesma fomos comentando cada parte. Em seguida os alunos manusearam o livro e receberam as peças para que pudessem criar o que viam da janela. Depois eles falaram oralmente sobre o que viam de suas janelas e o que gostariam de ver e ainda escreveram sobre o que construíram.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Em um dos relatos, as alunas Stefany e Thauany disseram que de suas janelas viam o movimento e vai e vem de pessoas, os caminhões de mudanças que chegam e saem todos os dias da favela. Também relataram que se vê muitas brigas, músicas altas, usuários de drogas... E um outro relato, uma aluna fala que de sua janela vê a sua falecida avó, uma pessoa muito querida que gostaria que estivesse ali.

O que faria diferente numa próxima?

Teria dado uma folha maior e sem limites para que produzissem a escrita livremente.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente. Todos participaram.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam socializar, compartilhar, ouvir e escrever sem medo.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa