
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Da minha Janela
A vivência despertou muito o interesse dos alunos.

Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
6 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Livro "Da minha Janela", de Otávio Júnior. Quis trazer a realidade da comunidade, estimulando a imaginação e criatividade dos estudantes através dessa linda obra.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você estivesse em frente a essa janela, o que gostaria de ver através dela?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizei o kit Catalisador.
No primeiro momento contei a história , conversamos sobre o livro , os alunos falaram a parte que mais gostaram. Após a leitura, orientei para que construíssem com material o que queriam ver através da janela.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada um contou sobre sua criação em uma roda de conversa. Finalizamos com o registro onde os estudantes escreveram e desenharam sua criação, expondo em sala de aula para que todos pudessem ver suas criações.
O que faria diferente numa próxima?
Com certeza aumentaria o tempo de vivência.
Como foi a participação dos estudantes?
Os alunos gostaram muito da vivência, a possibilidade de construir com as peças despertou muito o interesse deles.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A usar a criatividade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional