Rodas de Invenções > Relatos de Professores

E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

A “mágica” da RODA DAS INVENÇÕES está no desenvolvimento de diversas habilidades e competências dos estudantes, em especial o que está relacionado à oralidade. Dizer o quê se pensa é muito difícil e oportunizar estas situações de aprendizagem são importantes a serem estimuladas. Fazer a “roda” com minha turminha tem sido significativo para ampliação do repertório oral. A roda que fizemos, motivada pelo livro do Emicida, foi hiper significativa, pois a leitura foi muito proximal à vivência dos pequenos: ficaram empolgados com a problematização e proposta “mão-na-massa” – criar uma engenhoca que lhes dessem coragem, com criações bem pertinentes a temática indicada.

Autoria

Professora Simone Sant Ana

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

6 anos

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa
Projeto Interdisciplinar
Tecnologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

“E foi a assim que eu e a escuridão ficamos amigas” é uma obra indicada para crianças a partir dos quatros anos de idade, mas eu recomendaria para qualquer idade, pois trata de um assunto tão presente na infância (e até na vida adulta, diga-se de passagem): o medo. O medo por vezes paralisa as ações, corrói os sonhos, destrói as chances de alguma aventura. Mais do que isso, gera angústia, dor, sentimentos inexplicáveis para uma criança. Tratar da temática em sala de aula é importante para lidar com as situações emocionais dos estudantes quanto a seus receios e medos, de acordo com suas realidades e faixa etária. Foi realizada a leitura do livro físico, em roda, e depois mostrado o vídeo animado com a narração do autor do livro: Emicida.

Roda Mão na Massa

Provocação

Foi solicitado aos estudantes que criassem uma engenhoca que lhes desse CORAGEM.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Foi usado o kit disponibilizado em formação, pela DRE-PJ.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Compartilhamento oral, para que todos pudessem explicar suas criações para os colegas.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Durante a leitura, os estudantes ficaram muito empolgados com a temática do livro, socializando os medos que os afligiam (durante a leitura).

O que faria diferente numa próxima?

Estou em uma crescente de mediações em situações de roda, analisando os erros anteriores e fazendo seus ajustes em novas rodas. Percebo que com minha turma o registro escrito ainda é um nó, por isso ainda estou valorizando a oralização de suas criações.

Como foi a participação dos estudantes?

Eles curtem muito as situações de roda e os percebo mais engajados e com produções e explicações mais pertinentes as problematizações das rodas.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Em especial a qualidade e desenvolvimento da oralidade, habilidade importante para a organização de ideias.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa