Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Ei, ei, ei Vanderlei

As crianças têm muita atenção na confecção  de seus objetos e gostam de mostrá-los para a turma.

Autoria

Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

8 anos

Motivações

- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Ei, ei, ei Vanderlei - História acumulativa DO Grupo Trii

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação para os estudantes foi: O macaco Vanderelei teve que pedir ajuda de vários personagens mas não obteve esta ajuda. Como você poderia Ajudá-lo? Elabore um instrumento para que ele possa pegar a banana no tronco.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o Kit do catalisador,  porém as crianças pediram outros materiais como papéis diversificados e fita crepe.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

A proposta foi feita em duplas e compartilhamos com os alunos contando sobre seus objetos. Fizemos o registro dos desenhos e escrita do nome do objeto e como ele funciona.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Entre as invenções estavam presentes garras, elevadores e ganchos.

O que faria diferente numa próxima?

Acho que, na maneira como esta colocada a proposta, está contemplando a turma toda.

Como foi a participação dos estudantes?

A participação dos estudantes foi bastante ativa e colaborativa.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acho que a proposta desperta a confiança nos alunos. Eles entendem que suas produções são importantes.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa