Rodas de Invenções > Relatos de Professores

“Lolo Barnabé”

A criatividade dos estudantes e o quanto empenharam-se para escrever foi supreendente!

Autoria

Professora Roberta

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

8 e 9 anos

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Ciências etc
História
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

o livro escolhido foi "Lolo Barnabé" da autora Eva Furnari. A proposta era trabalhar com os estudantes a autora (que é tema da nossa mostra literária), meio ambiente (tema do nosso PPP), usos da tecnologia.

Roda Mão na Massa

Provocação

Provocamos os alunos a fazer uma engenhoca que use energia elétrica.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o kit do Instituto Catalisador, que foi disponibilizado para a escola na formação de POA.

Fiz uma roda com os estudantes e deixei os materiais separados em mesas da sala de aula. Os estudantes iam até as mesas em grupos para retirar os materiais.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Em roda, cada estudante relatava o que era sua engenhoca e para que ela servia.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Houve até uma cama de gato que acende quando o gato deita. Carrinho que anda quando bate o sol.

O que faria diferente numa próxima?

Nada. Foi tudo ok.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos participaram e adoraram.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Criatividade e pertencimento.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa