
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Oficina de férias: O Coiso Estranho
A experiência de implementar as Rodas de Invenções foi incrível, especialmente ao testemunhar a sensibilidade das crianças e a capacidade delas em associar palavras complexas com atitudes ou objetos do nosso cotidiano. Essa dinâmica despertou um engajamento excepcional, resultando em uma ótima participação e estimulando um trabalho em grupo colaborativo. Adicionamos um vídeo da estudante Luana falando sobre a palavra escolhida, basta clicar em “Relato Luana”, no link logo abaixo do título.

Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

Contexto
Contraturno

Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Estávamos com uma turma composta por crianças do 1º ao 3º ano em um espaço de contraturno, participando de uma oficina de férias. Levando em consideração o estágio de alfabetização dessas crianças, escolhemos a obra "O Coiso Estranho", da autora Blandina Franco, pois é um livro que possui palavras não muito usuais no cotidiano, para expandir o vocabulário e despertar o interesse pela leitura através dessas palavras menos comuns em nosso dia a dia.
Roda Mão na Massa
Provocação
Escolher uma palavra do livro, pesquisar o significado e construir algo que a represente. Por exemplo: palavra - esdrúxulo. representação - abacate com leite. Foi interessante que muitas das crianças não sabiam o que era um dicionário e, coincidentemente, estávamos em um espaço de leitura e havia um dicionário Aurélio, daqueles enormes, e aproveitamos para apresentá-lo de uma forma dinâmica e que despertou muito interesse nas crianças.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções viabilizado pelo próprio Instituto em parceria com o Lar das Crianças.
Antes de colocarmos a mão na massa, realizamos uma etapa de preparação. Elaboramos filipetas contendo todas as palavras incomuns encontradas no livro, acompanhadas de um pequeno dicionário que explicava seus significados. A seguir, os alunos escolheram uma filipeta e leram o significado atribuído à palavra, o que os inspirou a pensar na engenhoca que iriam construir.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar suas invenções com a turma. Em seguida, foram incentivadas a expressar suas ideias através de um desenho representativo, seguido da escrita da palavra associada à invenção e seu respectivo significado.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma narrativa que nos chamou atenção e nos emocionou, foi que durante a atividade, a aluna Luana, de oito anos, escolheu a palavra "estrambólico". Ao descobrir o significado da palavra, ela prontamente relacionou-o ao fato de que todas as pessoas são singulares em sua essência, cada uma com seu jeito de ser e tom de pele.
O que faria diferente numa próxima?
Nada.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente!
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Ampliação do vocabulário: Ao lidar com palavras incomuns e complexas, os estudantes tiveram a oportunidade de expandir seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem e expressão verbal. Criatividade: Através da criação de suas próprias invenções, os estudantes foram incentivados a usar a imaginação e desenvolver engenhocas para problemas propostos, estimulando sua criatividade. Pensamento crítico: Ao associar palavras complexas a atitudes e objetos cotidianos, os estudantes exercitaram o pensamento crítico, analisando diferentes possibilidades e perspectivas. Trabalho em equipe: A atividade de Rodas de Invenções promoveu o trabalho em grupo, incentivando os alunos a colaborarem, compartilharem ideias e trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum. Expressão artística: A criação de desenhos para representar suas invenções permitiu que os estudantes explorassem sua expressão artística e visual, comunicando suas ideias de forma criativa. Autoconfiança: Ao apresentar suas invenções à turma, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a autoconfiança em suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para sua autoestima e segurança. Aprendizagem significativa: Ao associar o significado das palavras com a criação de suas invenções, os estudantes vivenciaram uma aprendizagem mais significativa, pois puderam conectar conceitos teóricos com experiências práticas e concretas. Respeito à diversidade: A reflexão sobre as diferentes formas de ser e as características individuais, como mencionado no exemplo da aluna Luciana, proporcionou aos estudantes uma maior compreensão e respeito à diversidade presente em nosso convívio social.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional