Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Oficina de férias: O Coiso Estranho

Relato Luana

A experiência de implementar as Rodas de Invenções foi incrível, especialmente ao testemunhar a sensibilidade das crianças e a capacidade delas em associar palavras complexas com atitudes ou objetos do nosso cotidiano. Essa dinâmica despertou um engajamento excepcional, resultando em uma ótima participação e estimulando um trabalho em grupo colaborativo. Adicionamos um vídeo da estudante Luana falando sobre a palavra escolhida, basta clicar em “Relato Luana”, no link logo abaixo do título.

Autoria

Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

Contexto

Contraturno

Idade dos participantes

Eram alunos variados, de seis a nove anos.

Motivações

- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Estávamos com uma turma composta por crianças do 1º ao 3º ano em um espaço de contraturno, participando de uma oficina de férias. Levando em consideração o estágio de alfabetização dessas crianças, escolhemos a obra "O Coiso Estranho", da autora Blandina Franco, pois é um livro que possui palavras não muito usuais no cotidiano, para expandir o vocabulário e despertar o interesse pela leitura através dessas palavras menos comuns em nosso dia a dia.

Roda Mão na Massa

Provocação

Escolher uma palavra do livro, pesquisar o significado e construir algo que a represente. Por exemplo: palavra - esdrúxulo. representação - abacate com leite. Foi interessante que muitas das crianças não sabiam o que era um dicionário e, coincidentemente, estávamos em um espaço de leitura e havia um dicionário Aurélio, daqueles enormes, e aproveitamos para apresentá-lo de uma forma dinâmica e que despertou muito interesse nas crianças.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções viabilizado pelo próprio Instituto em parceria com o Lar das Crianças.

Antes de colocarmos a mão na massa, realizamos uma etapa de preparação. Elaboramos filipetas contendo todas as palavras incomuns encontradas no livro, acompanhadas de um pequeno dicionário que explicava seus significados. A seguir, os alunos escolheram uma filipeta e leram o significado atribuído à palavra, o que os inspirou a pensar na engenhoca que iriam construir.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar suas invenções com a turma. Em seguida, foram incentivadas a expressar suas ideias através de um desenho representativo, seguido da escrita da palavra associada à invenção e seu respectivo significado.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma narrativa que nos chamou atenção e nos emocionou, foi que durante a atividade, a aluna Luana, de oito anos, escolheu a palavra "estrambólico". Ao descobrir o significado da palavra, ela prontamente relacionou-o ao fato de que todas as pessoas são singulares em sua essência, cada uma com seu jeito de ser e tom de pele.

O que faria diferente numa próxima?

Nada.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente!

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Ampliação do vocabulário: Ao lidar com palavras incomuns e complexas, os estudantes tiveram a oportunidade de expandir seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem e expressão verbal. Criatividade: Através da criação de suas próprias invenções, os estudantes foram incentivados a usar a imaginação e desenvolver engenhocas para problemas propostos, estimulando sua criatividade. Pensamento crítico: Ao associar palavras complexas a atitudes e objetos cotidianos, os estudantes exercitaram o pensamento crítico, analisando diferentes possibilidades e perspectivas. Trabalho em equipe: A atividade de Rodas de Invenções promoveu o trabalho em grupo, incentivando os alunos a colaborarem, compartilharem ideias e trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum. Expressão artística: A criação de desenhos para representar suas invenções permitiu que os estudantes explorassem sua expressão artística e visual, comunicando suas ideias de forma criativa. Autoconfiança: Ao apresentar suas invenções à turma, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a autoconfiança em suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para sua autoestima e segurança. Aprendizagem significativa: Ao associar o significado das palavras com a criação de suas invenções, os estudantes vivenciaram uma aprendizagem mais significativa, pois puderam conectar conceitos teóricos com experiências práticas e concretas. Respeito à diversidade: A reflexão sobre as diferentes formas de ser e as características individuais, como mencionado no exemplo da aluna Luciana, proporcionou aos estudantes uma maior compreensão e respeito à diversidade presente em nosso convívio social.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa