
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
O que me surpreendeu foi ver a criatividade na solução da problemática, vendo que as sugestões que foram propostas podem realmente ser aplicáveis no dia a dia, em maior escala.

Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

Contexto
Escola pública
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Arte
Biologia
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O texto escolhido foi a música do Sítio do Picapau Amarelo no Youtube por Flor GIl / Galinha Pintadinha. A escolha do texto e dessa música foi para que os alunos entendessem como funciona o sítio, saber da presença dos seres ali presentes.
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação feita foi de que no sítio se tem a criação de animais de produção e agricultura, que consequentemente geram resíduos e no próprio sítio havia um biodigestor, mas como estamos em época de chuvas, ele era de vidro e um raio atingiu um local próximo e o quebrou, então é necessário um novo, mas os recursos financeiros estavam baixos, sendo assim, foi sugerido que eles criassem um novo biodigestor de maneira econômica e com produtos recicláveis.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Foram utilizados materiais descartáveis como: Potes, garrafas pet, tampas de garrafa, pote de batata, bexiga, caixa de cápsulas de café.
Outros materiais utilizados: elástico, durex, tesoura, barbante, post it, miçangas, porta fotos de plástico, recursos audio visuais (data show com som para colocar a música para os alunos), e o mais importante, a imaginação dos participantes.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos imaginaram histórias que solucionassem o problema levantado, mostrando suas invenções com os materiais recicláveis.
O que faria diferente numa próxima?
Apenas levaria novos materiais descartáveis para ver como impactaria na criatividade.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos se envolveram com a proposta e foi muito satisfatório.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Eles desenvolveram a capacidade de solucionar problemas usando a criatividade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Se criança governasse o mundo
Autoria
Melina Santos
Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Componente Currícular
Geografia, História, Matemática
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional