Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Vejo da minha janela…

O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.

Autoria

Profª Tairine Batista de Andrade

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7 e 8 anos

Motivações

- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Alfabetização

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Os alunos registraram através de desenhos e escrita.

O que faria diferente numa próxima?

Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.

Como foi a participação dos estudantes?

Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa