Rodas de Invenções > Relatos de Professores

LÚCIA JÁ VOU INDO

  • MOMENTOS DE INTERAÇÃO
  • MOMENTOS DE CRIAÇÃO E AUTONOMIA;
  • ESTIMULA A  CRIATIVIDADE;
Autoria

Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Geografia
Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Argumentação

Roda de Leitura

FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO "LÚCIA JÁ VOU INDO". O LIVRO FOI SUGERIDO EM FORMAÇÃO DE RODAS DE INVENÇÕES PARA POAS DA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO.

Roda Mão na Massa

Provocação

A PROVOCAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO FOI CRIAR UMA ENGENHOCA PARA LÚCIA SE LOCOMOVER MAIS RÁPIDO.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

FOI UM MOMENTO DE CRIAÇÃO COM OS MAIS DIVERSOS MATERIAIS.

USAMOS O KIT CATALISADOR E INCLUÍMOS:

TECIDOS;

MASSINHA;

PALITOS;

BOTÕES;

LINHAS.

 

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

- APRESENTAÇÃO PARA OS COLEGAS DA TURMA; - ESCRITA DE LISTA DOS MATERIAIS; - ESCRITA DE UMA LEGENDA DA ENHENHOCA; - ILUSTRAÇÃO DA ENGENHOCA;

O que faria diferente numa próxima?

AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ESPAÇOS.

Como foi a participação dos estudantes?

ANIMADOS; CURIOSOS; CRIATIVOS;

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO; AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO;

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa