
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Barco da Criatividade
Tema: “Barco da Criatividade. A importância do registro de atividades”. Uma oficina mão na massa
envolvendo Aprendizagem Criativa, Storytelling, Google Fotos e dicas de outras ferramentas Google,
ressaltando a importância do registro de todo processo da atividade.

Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello

Contexto
Encontro de Educadores Google

Idade dos participantes
18-70
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Construir/fortalecer o grupo
- Criar provocações para projetos
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas
Componente curricular
Tecnologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Roda de Leitura
Uma narrativa criada por nós, Sandra Elias e Roberta Taffarello.
Roda Mão na Massa
Provocação
Com um convite para viajar em um barco da criatividade. Receberam um óculos e a passagem para o embarque era a construção de um objeto com os materiais disponibilizados.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim. Peças recortadas em papelão.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Cada participante compartilhou oralmente sua criação e postou em um Google Fotos criado antecipadamente.
O que faria diferente numa próxima?
Uma atividade no Jamboard com os projetos criados.
Como foi a participação dos estudantes?
Ativa.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Memórias afetivas ativadas. Cada construção teve um propósito.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar
Da minha janela
Autoria
Profª Isildinha Stambowisky
Idade dos participantes
7/8 anos - turma de 2º ano
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Vejo da minha janela…
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Componente Currícular
Alfabetização
“Lolo Barnabé”
Autoria
Professora Roberta
Idade dos participantes
8 e 9 anos
Componente Currícular
Ciências etc, História, Língua Portuguesa
Amoras – Emicida
Autoria
Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )
Idade dos participantes
entre 10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
JANELA PARA O FUTURO
Autoria
Suellen Alves
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Ei, ei, ei Vanderlei
Autoria
Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano
Idade dos participantes
8 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa