Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Feijão Suculento

A maneira como professores e estudantes se conectaram com a leitura e com a proposta.

Autoria

Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula

Componente curricular

Ciências etc
Geografia
História
Projeto Interdisciplinar
Sociologia

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Escolhemos o conto "A Menina do Feijão Suculento", disponível no livro "Como Mudar o Mundo?" de Stella Barbieri e Fernando Vilella. A escolha foi feita porque essa roda foi rodada em escolas públicas do município de Baianópolis (BA), e queríamos propor algo que apresentasse maneiras de transformar a realidade coletivamente. Tanto o livro, como o conto, apresentam histórias/mitos/lendas de ideias e iniciativas concretas para resolver problemas do mundo real. Os contos tem como fonte de inspiração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criados pelas Nações Unidas. Enxergamos isso como uma forma de inspirar os participantes da proposta, mostrando que eles também têm o poder de criar mudanças positivas em suas comunidades e além.

Roda Mão na Massa

Provocação

Provocação para alunos do ensino fundamental 1: "Imagine uma coisa que possa juntar pessoas em volta dela como o feijão suculento na história que lemos. O que seria? O que você poderia construir para reunir pessoas em volta?" Provocação para os estudantes do ensino fundamental II: "Assim como a comida nutre nossos corpos, há outras coisas que alimentam nossa vida. Na história de Mahura, além do feijão, teve a brincadeira, o trabalho em equipe, a música, a risada. Agora vamos construir algo que te inspire, te alegre, te anime e te dê energia, tão potente quanto feijão! O que alimenta as pessoas além da comida? Construa algo para mostrar uma coisa que te inspira, te alegra, te anima e te dê energia." Provocação para os Professores: "Mahura teve uma ideia que resolveu um problema da seca na sua comunidade. Muitas comunidades pelo mundo enfrentam problemas parecidos: falta de chuva, dificuldade de acesso à água..., Imagine outras formas de resolver, construindo engenhocas que poderiam armazenar, transportar, tratar a água em uma comunidade que sofre com a seca."

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções, viabilizado pelo Instituto Brasil Agro.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

O compartilhamento foi feito de forma coletiva, com os grupos apresentando as suas produções oralmente. Os estudantes do ensino fundamental anos finais preencheram também uma filipeta com a frase "Você tem fome de quê?" inspirada na música do Titãs.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Tivemos vários estudantes que nos chamaram atenção nessa proposta. Um deles, do 7º ano, chamou a atenção dos colegas e de seus professores, pois costuma participar bem pouco das atividades, já que apresentava dificuldades de fala e nas Rodas se destacou com a construção de sua engenhoca, isso porque ele elaborou um mecanismo diferente de todo mundo. Em outra escola tivemos um estudante do 7º ano, que era bem mais velho que os colegas. No começo não estava muito interessado na proposta, depois de pegar as pecinhas ele entrou num processo imersivo de criação e ficou extremamente empolgado, a ponto de fazer e desfazer sua invenção cerca de três vezes, querendo melhorar a cada passo, se sentindo orgulhoso, o que também causou espanto nos professores, já que ele dificilmente participa de qualquer proposta! Esses são exemplos de como o mão na massa pode ser uma estratégia dentro da sala de aula, pois ela chega em todos os alunos, inclusive aqueles que tem mais dificuldade com a aprendizagem tradicional.

O que faria diferente numa próxima?

Nada.

Como foi a participação dos estudantes?

Ótima!

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

O livro e o conto tratam de questões significativas e pertinentes ao mundo atual, como a resolução de problemas sociais e ambientais. Isso torna a aprendizagem mais relevante para os estudantes, que perceberam a importância de suas ações e projetos. Essa é uma proposta interdisciplinar, que também é um aspecto importante, a narrativa pode ser exploradas em diversas disciplinas, permitindo a integração de conhecimentos de diferentes áreas do currículo escolar. Isso enriqueceu o aprendizado, mostrando a aplicabilidade dos conceitos em situações do mundo real. O fortalecimento do pensamento crítico, pois, ao analisarem os desafios enfrentados pelas personagens nas histórias, os estudantes e também os professores são estimulados a refletir criticamente sobre os problemas e buscar soluções, além de potencializar a discussão para buscar compreender a raiz de um problema social.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa